top of page
primeiro-curso-internacional-de-regencia

COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE O CURSO

 

Estimados Regentes, os que se inscreveram e os demais interessados:

 

Queremos informá-los que o “I Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro”, programado para ocorrer de 15 a 20 de novembro de 2021, mais uma vez precisará ser adiado e mesmo temporariamente suspenso, em decorrência dos problemas causados pela pandemia da COVID-19, ora potencializados por um decreto inconstitucional e arbitrário, o qual torna obrigatório, para toda a população da cidade do Rio de Janeiro, um passaporte vacinal para acesso não só ao local de trabalho, mas também, em nosso caso, para instrumentistas, alunos e público.

 

Como não há previsão de nova data para a realização do curso, estamos entrando em contato para o reembolso dos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, os quais serão imediatamente contatados tão logo uma nova e favorável conjunção possibilite a sua realização. 

Para estes e todos os que se interessaram e seguem tendo interesse, gostaríamos de perguntar se deveremos manter este mesmo repertório, todo dedicado a Beethoven, ou se deveríamos diversificá-lo, mantendo, entretanto, a estrutura padrão com uma Abertura, um Concerto Solista e uma Sinfonia, com uma apresentação final em concerto público para a performance de três a, no máximo, oito regentes selecionados.

 

Pedimos que enviem sua resposta para nosso escritório no e-mail da Cia. Bachiana Brasileira:  cbb.secretaria@gmail.com ou pelo WhatsApp (21) 99340-0586.

 

Este curso não está sendo cancelado, mas adiado, tão logo tudo se normalize.

 

A todos o nosso desejo de sucesso em tudo o que fizerem e empreenderem, assim como as nossas mais calorosas saudações musicais!

 

Um forte abraço

 

Ricardo Rocha, maestro.

Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2021.

A Sociedade Musical Bachiana Brasileira apresenta 

2

0
2

15 a 20 de Novembro de 2021

Rio de Janeiro - Brasil

REGÊNCIA COMO ARTE

O curso é a expressão de uma Escola de Regência própria e desenvolvida ao longo dos últimos 25 anos.

 

Seus fundamentos são baseados não apenas numa técnica gestual precisa para a condução de diferentes conjuntos, mas principalmente na eficiência e no poder dos gestos como indutores da interpretação, pois que nessa arte o que efetivamente importa é menos a condução e mais a indução do discurso musical. 

​

Este processo começa com a abordagem das obras através de sua análise estrutural e consequente identificação de padrões, cujo mapeamento permitirá a compreensão correta do texto, do pensamento do compositor e o encontro das soluções de regência para cada passagem do repertório.


 

PROGRAMA: UMA HOMENAGEM À BEETHOVEN 

 

. Abertura Coriolano, em dó menor, opus 62

. Concerto n. 3 para Piano e Orquestra, em dó menor, opus 37

. Sinfonia n.2 em ré maior, opus 36

​

IDIOMA: O curso será ministrado em Português/Español

MAESTRO: RICARDO ROCHA

primeiro-curso-internacional-de-regencia
O CURSO

O cronograma completo do curso irá conter:

 

  • Aspectos teóricos: 

  • Análise estrutural

  • Regência:  - Técnica gestual

  • ENSAIOS COM ORQUESTRA

​

Entrega de Certificados

Com timbre institucional de status federal, com distinção de categorias (ativo/ ouvinte), carga horária, descrição das obras trabalhadas, local, data e assinada pelo Maestro, com qualificação abaixo descrita.

MAESTRO RICARDO ROCHA
MAESTRO RICARDO ROCHA
Ricardo-Rocha--pao-de-acucar-maestro-cur

Como é que se faz crítica musical? Quando há problemas evidentes, é fácil. Você diz que a cantora desafinou, que o timpanista excedeu-se etc. Mas, e quando tudo dá certo e esbarramos no milagre da grande arte?  (...) O que o maestro Ricardo Rocha conseguiu deveria ser imediatamente gravado. É um Brahms “passado a limpo” que, talvez por causa disso, aparece com uma força estonteante.  Naquele velho dilema Toscanini x Furtwängler. acho que Ricardo seria mais Toscanini. (...) de grau em grau, sem forçar nada, o maestro deixa espaço para as grandes perorações finais, que chegam como uma força da natureza. Isto só se consegue com infinito trabalho, (...) com uma atenção filigranática aos detalhes de dinâmica e fraseado.  Depois de tudo feito, parece fácil, quase óbvio.  Vá alguém fazer!
 

(Luiz Paulo Horta, RJ, O Globo de 13 de outubro de 2008, sobre a Primeira Sinfonia de Brahms)

CONJUNTO SINFÔNICO – ORQUESTRA BACHIANA BRASILEIRA
Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
plateia bachiana.JPG

Junto com seu Coro, a Orquestra Bachiana Brasileira forma o corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira – SMBB, configurando a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial.

 

Desde 1999, desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira.

SELEÇÃO E COMO PARTICIPAR

É possível participar do I Curso de Regência Internacional do Rio de Janeiro de três formas:

como ouvinte, como regente ativo com piano e regente ativo com piano e orquestra.

 

bottom of page