
MIRIAM GROSSMAN
Solista
Professora Titular da Escola de Música da UFRJ, Miriam Grosman é doutora – Doctor of Musical Arts - pela Instituição The Catholic University of América, em Washington DC, e Mestre em Música pela UFRJ.
Integra os quadros da Graduação e Pós-Graduação da mesma instituição, é autora de artigos publicados em revistas especializadas no país e realiza master classes, conferências e seminários voltados para aspectos didáticos e interpretativos do piano em instituições acadêmicas brasileiras e estrangeiras.
Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, tendo se apresentado em cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Áustria, Itália, Grécia e Estados Unidos.
.jpg)
Integra o Trio Francisco Mignone com o flautista Afonso de Oliveira e o violoncelista Ricardo Santoro, com gravações que incluem os dois trios inéditos para flauta, violoncelo e piano do mesmo compositor, com excelentes comentários da crítica especializada, incluindo a Revista Diapason que avaliou o CD com a cotação máxima de 5 Diapasons.
Sobre a interpretação dos 6 Estudos Transcendentais de Francisco Mignone, Carlos Dantas declara: ... "a pianista Miriam Grosman nos dá uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10”.
Suas gravações e apresentações caracterizam-se por um repertório eclético, nacional e estrangeiro, priorizando a divulgação da música brasileira através de estreias nacionais e lançamento de vários CDs como, por exemplo, O Piano de Sergio de Oliveira e Ricardo Tacuchian, indicado no site da revista Bravo.
Exerceu a chefia do Departamento de Teclado e Percussão por cinco anos e foi Diretora-Adjunta dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ por oito anos.